Nutty Bavarian utilizaa inteligência artificial para otimizar operações e reduzir custos

22 / 08 / 2023
Franquias
Por Nutty Bavarian

A presença da inteligência artificial (IA) na realização de tarefas práticas ganhou destaque nos últimos meses com o lançamento do ChatGPT e outras plataformas. No mercado de franquias, as companhias começaram a testar maneiras de utilizar esse tipo de ferramenta em seus negócios.

A franqueadora Nutty Bavarian, que tem 136 pontos de venda em 12 estados brasileiros, aposta em três diferentes programas de inteligência artificial —ChatGPT, Perplexity e Midjourney.

Segundo Danilo Tanaka, gerente de marketing, as ferramentas começaram a ser utilizadas por curiosidade, mas rapidamente se mostraram vantajosas. Há dois meses o uso já faz parte da rotina de trabalho da equipe.

O ChatGPT e o Perplexity são aplicados na criação de textos para legendas de redes sociais e apresentações. A equipe de comunicação faz revisões e ajustes necessários antes da publicação. Para Tanaka, o principal ganho foi no tempo gasto na realização desse tipo de tarefa.

Já o Midjourney é uma ferramenta para criação de imagens. A Nutty Bavarian o utiliza para desenvolver embalagens de produtos. Segundo o Danilo, a plataforma é mais complexa que as demais e exige mais detalhamento dos resultados esperados e comandos em inglês. Ainda assim, ele avalia que o ganho de tempo é satisfatório.

A IA também traz economia financeira. A criação de embalagens demandaria à empresa a contratação de um ilustrador, serviço que é substituído pela ferramenta.

A Nutty Bavarian não tem protocolo para o uso de IA por parte dos franqueados, mas lhes apresentou as ferramentas em sua última convenção.